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O Projeto Político Pedagógico (PPP) do Colégio Guadalupe define a ação pedagógica desta Instituição de Ensino com base nas mudanças ocorridas no mundo de hoje, em relação às novas tecnologias, ao mundo globalizado e à própria prática política educacional que se desenha no país, trazendo modificações condizentes com a nova realidade biopsicossocial do nosso povo, proporcionando ao educando uma educação igualitária, contínua e de qualidade.

Através do PPP este Colégio estabelece uma cultura de planejamento, capaz de elaborar metas voltadas para a formação humanística dos estudantes, com mais interação entre docentes, discentes, escola e sociedade, assumindo compromisso com a inclusão e a pluralidade, uma característica da sociedade brasileira, sem negligenciar o respeito às diferenças, aos movimentos sociais, aos direitos humanos, étnicos, de gênero, etc., delineando aspectos fundamentais de uma instituição educativa com: espírito empreendedor; comprometida com a realidade social e solidariedade humana.

PROPOSTA CURRICULAR

Com uma proposta curricular prevista no seu Projeto Político Pedagógico, o Colégio Guadalupe orienta a educação escolar apoiando-se nos seguintes princípios:

  • Dignidade da pessoa humana
  • Igualdade de direitos
  • Participação
  • Corresponsabilidade pela vida social

Buscando contribuir para a formação integral do ser humano, através de parâmetros educativos que possibilitam o desenvolvimento do sujeito íntegro e integrado, conhecedor de si e de suas potencialidades; crítico-reflexivo, que pensa a realidade sociocultural e participa ativamente de sua transformação; justo e solidário, capaz de sentir com o outro e promover a justiça e a fraternidade. A práxis pedagógica fundamenta-se na perspectiva sócio-interacionista, que permite o desenvolvimento de uma proposta metodológica participativa, onde o/a educando/a e educadores/as são sujeitos do processo; problematizadora, que instiga a pesquisa, a busca da resolução de problemas; contextualizada, com resgate e análise da realidade sociocultural dos sujeitos; interdisciplinar, com fins a uma visão mais global dos saberes socialmente construído e da construção de novos saberes. Aliado a isso, compreender que “cada sujeito é único e com valor infinito” faz com que o Colégio Guadalupe adote uma proposta de atenção individualizada, através dos indicadores de aprendizagem que especificam habilidades e competências que são garantidas ao longo de cada etapa de formação.