Projeto Pedagógico


O Projeto Político Pedagógico (PPP) do Colégio Guadalupe define a ação pedagógica desta Instituição de Ensino com base nas mudanças ocorridas no mundo de hoje, em relação às novas tecnologias, ao mundo globalizado e à própria prática política educacional que se desenha no país, trazendo modificações condizentes com a nova realidade biopsicossocial do nosso povo, proporcionando ao educando uma educação igualitária, contínua e de qualidade. Através do PPP este Colégio estabelece uma cultura de planejamento, capaz de elaborar metas voltadas para a formação humanística dos estudantes, com mais interação entre docentes, discentes, escola e sociedade, assumindo compromisso com a inclusão e a pluralidade, uma característica da sociedade brasileira, sem negligenciar o respeito às diferenças, aos movimentos sociais, aos direitos humanos, étnicos, de gênero, etc., delineando aspectos fundamentais de uma instituição educativa com: espírito empreendedor; comprometida com a realidade social e solidariedade humana.

PROPOSTA CURRICULAR

Com uma proposta curricular prevista no seu Projeto Político Pedagógico, o Colégio Guadalupe orienta a educação escolar apoiando-se nos seguintes princípios:

• Dignidade da pessoa humana

• Igualdade de direitos

• Participação

• Corresponsabilidade pela vida social

Buscando contribuir para a formação integral do ser humano, através de parâmetros educativos que possibilitam o desenvolvimento do sujeito íntegro e integrado, conhecedor de si e de suas potencialidades; crítico-reflexivo, que pensa a realidade sociocultural e participa ativamente de sua transformação; justo e solidário, capaz de sentir com o outro e promover a justiça e a fraternidade. A práxis pedagógica fundamenta-se na perspectiva sócio-interacionista, que permite o desenvolvimento de uma proposta metodológica participativa, onde o/a educando/a e educadores/as são sujeitos do processo; problematizadora, que instiga a pesquisa, a busca da resolução de problemas; contextualizada, com resgate e análise da realidade sociocultural dos sujeitos; interdisciplinar, com fins a uma visão mais global dos saberes socialmente construído e da construção de novos saberes. Aliado a isso, compreender que “cada sujeito é único e com valor infinito” faz com que o Colégio Guadalupe adote uma proposta de atenção individualizada, através dos indicadores de aprendizagem que especificam habilidades e competências que são garantidas ao longo de cada etapa de formação.

Orientação Educacional


SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E PSICOLÓGICA – SOEP

O SOEP é um serviço voltado ao atendimento de toda a comunidade escolar, quer seja do corpo discente docente ou do grupo de funcionários da escola. Cabe ao SOEP identificar as demandas que necessitam de ação nos campos de orientação educacional, emocional, psicológica, distúrbios de aprendizagem, necessidades educativas especiais e inclusão, orientação vocacional desenvolvimento de hábitos de estudo e orientação as famílias, após identificadas fazer os encaminhamentos necessários para a solução dos possíveis problemas detectados.